
A mídia tem o incrível poder de atingir a sociedade toda e divulgar diversos fatos ocorridos no meio humano. Infelizmente vemos a dita neutralidade da mídia atuando a serviços de medidas conservadoras e reacionárias para o povo, evitando o desenvolvimento humano e social de todos.
Quando Gramsci falava que a “imprensa que adquire funções de partido político” ele se referia justamente à parcialidade das comunicações sociais, voltada, como já citamos, aos meios contra evolutivos da sociedade, que visam a promover a imagem daqueles que utilizam a administração pública para se promoverem financeiramente e deturpar a imagem daqueles que trabalham em prol de todos.
Temos exemplos claros deste efeito em toda a história mundial, especificadamente vemos no Brasil o caso do período da ditadura militar, que “grande” espetáculo. Quantas vezes foram noticiadas pela imprensa divulgar que em defesa da segurança nacional faziam isso ou aquilo? “Distanciando” pessoas de extrema importância para o país, como exemplo podemos citar o Paulo Freire, mais uma vez em nome da defesa da segurança nacional. E me pergunto, o que um pedagogo tão brilhante como ele faria contra a nação? Um homem que defendia, estudava, escrevia e atuava em nome da libertação de todos, da humanização de todos.
Essas heranças ditatoriais ainda circula nossa sociedade, é claro a atuação dos partido de direita, pela sua falta de popularidade, pela sua falta de aceitação pelo povo, atuar de forma a denegrir quem nele está inserido, quem nele procura atuar e resolver os problemas, fomentando o desenvolvimento de toda a sociedade.
Ultimamente temos visto isso com enorme facilidade em nossa cidade, principalmente os efeitos negativos que estas manobras políticas causam na sociedade. O dito 4º Poder consegue muitas vezes ir além dos três poderes institucionalizados, o executivo, o legislativo e o judiciário, causando efeitos que geram anseios sociais dos quais a sociedade não possui ou na sua essência fenomenológica não quer.
Os inimigos da sociedade se vestem de máscaras da moral, da ética totalmente demagoga, impugnando as reais praticas da sociedade, as reais riquezas e culturas sociais, esquecendo que a população precisa de pessoas que visem trabalhar por ela, que busquem a melhoria delas constantemente, não pessoas que se beneficiam e querem sugar toda a riqueza da sociedade, como já dizia Chico Science na música Etnia: “O povo na arte, é a arte no povo, e não o povo na arte, de quem faz arte com o povo”.
E não precisamos ficar a citar nomes, pois é visto as falácias vomitadas aos quatros cantos da cidade, assim como também é escondido todos os projetos, planos, ações, atitudes que visam o bem social.
0 comentários:
Postar um comentário